San Marcelo

Da fé e da cor revela a delicada visão do artista San Marcelo sobre a tradicional Marujada, festa de devoção a São Benedito, realizada no município de Bragança, no Nordeste paraense.

Há 10 anos trabalhando com imagens, San acumula experiência em montagem e direção de fotografia em vídeo/still e estudo da imagem/elementos narrativos. Ele define o audiovisual como sua grande paixão e, como todo apaixonado, busca cada vez mais conhecimento sobre o tema.

É graduado em Letras (UFPA), tem várias especializações (Tradução, Produção Audiovisual e Cinema Digital e MBA em Direção de Artes para Cinema, TV e Vídeo) e, hoje, é mestrando no Programa de Pós-graduação de Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA), com estudo sobre a Narrativa Visual, cinema na Amazônia e imagem.

Seu currículo inclui, ainda, curso de Roteiro para Cinema na Academia Internacional de Cinema e Direção de Fotografia, na Bucareste Ateliê de Cinema. San foi membro do Grupo de pesquisa Laboratório de Estudo Linguagem, Imagem e Memórias – LELIM e participou da idealização e coordenação dos Prêmios de Ensaio Etnofotográfico e de Filme Etnográfico Cornélia Eckert.

Hoje, atua como Diretor de Fotografia na Sapucaia Filmes e é coordenador-geral do Festival Curta Bragança. Entre seus trabalhos, destaque para o curta “Tons Bicentenário” (2014) que foi Menção Honrosa na II Mostra Curta Pará de Cinema, em 2016. Seu projeto mais recente é o curta-metragem “Assustado”, em fase de pós-produção, onde atua como diretor e roteirista.