Paulo Carvalho
(91) 99293-4211 / Instagram / Instagram 2
Paulo Carvalho sempre teve uma íntima relação com o ambiente amazônico em que vive. Formado em turismo, com especialidade em turismo de aventura e natureza, se dedicou a contagiar a todos com a mesma paixão que nutria pelos rios, árvores, animais e pessoas da nossa região.
A vontade transbordante de mostrar os cenários amazônicos a mais gente, acabou mudando os rumos desse paraense que, sem se dar conta, viu a rosa dos ventos do destino inverter a lógica planejada e agora ao invés de levar as pessoas para a natureza, ele traz a natureza pra perto das pessoas em registros reais e, muitas vezes, imaginários, como os que podem ser vistos na nossa Galeria, nesse mês de setembro.
A exposição “Utopia das Cores” traz uma série de retratos manipulados digitalmente para tornar real o que se passava na cabeça do artista, no momento que o registro era feito. O resultado é uma série de cenários com cores pulsantes, extravagantes e, por vezes, surreais de uma Amazônia ribeirinha e urbana, povoada de imaginários dissonantes, sob olhares plurais como os de Paulo Carvalho.
A incursão profissional pelo mundo da fotografia se estabeleceu em 2014, quando teve fotos selecionadas para compor a coleção de postais da Amazônia Zen. No ano seguinte, foi morar em Pittisburgh, nos Estados Unidos, onde aprimorou sua técnica fotográfica e participou de um trabalho institucional com a Cultural Organization for Education and Social Action – COESA. De volta ao Pará, Paulo Carvalho continua se dedicando ao aprimoramento da técnica e investindo em ensaios onde câmeras fotográficas e computadores são ferramentas que conversam e se complementam.