Skip to main content

Com o objetivo de diminuir o número de infrações e acidentes de trânsito no mês das férias escolares,  o Departamento Estadual de Trânsito do Pará- Detran busca por em prática ações de educação para o trânsito no Distrito de Mosqueiro, localidade que fica a 70 km de Belém, a capital.  Estas  atividades são fruto de parceria entre diversos órgãos, incluindo a Griffo, agência de comunicação paraense.

As atividades na praça da vila de Mosqueiro chamam a atenção pelo grande número de crianças participantes. Somente no último sábado de julho (23), mais de 600 crianças participaram de atividades lúdicas de educação para o trânsito, segundo o Detran. Durante o início da noite, a criançada pôde se divertir com um jogo de tabuleiro em tamanho real, onde os participantes caminham pelo percurso, respondendo perguntas.

A ideia  do jogo é atrair e conscientizar os pequenos cidadãos, e através deles toda a família, para o trânsito seguro. “Fizemos o jogo atendendo uma necessidade do cliente, pensamos em algo que tivesse uma grande diversidade de perguntas e que prendesse a atenção da criança até o final” pontua Beth Mendes, jornalista que desenvolveu o jogo, que teve layout de Vera Lúcia Souza, profissionais que trabalham na Griffo. E Ilustração de Dircelia Souza.

Batizado de “Jogo do Aprendiz”, ele conta com duas versões. Uma com tabuleiro de 4 metros e outra com tabuleiro menor. O jogo contém perguntas e respostas sobre comportamento seguro de pedestres, ciclistas e condutores, sinalização e outras normas básicas de trânsito, inserindo no cotidiano das crianças informações sobre a forma correta e segura de se comportar no trânsito.

O Jogo do Aprendiz conta com um tabuleiro de 90 casas, 30 cartas vermelhas com perguntas sobre trânsito, 30 cartas verdes com placas de trânsito, 1 dado e 4 peões . O diferencial é que no tabuleiro de 4 metros a criança percorre o tabuleiro andando.

Texto: Eduardo Auad  –  da redação

Join the discussion One Comment

Leave a Reply